Nogueira, MafaldaFonseca, André de Oliveira2022-03-102022-03-102022-02-25http://hdl.handle.net/10400.26/39680Objetivo- Este estudo pretendeu analisar o impacto do nível de conhecimento de Dieta Mediterrânica nas atitudes do consumidor face à compra de produtos e na adesão a este padrão alimentar. Metodologia- Estudo de natureza quantitativa com recurso a uma amostragem probabilística aleatória, com foco nos clientes do Pingo Doce aderentes ao programa de fidelização Cartão Poupa Mais. A recolha de dados foi realizada através de um questionário online enviado através de uma newsletter para os clientes, permitindo obter uma amostra válida de 385 inquiridos. De igual importância, destaca-se também a análise temática de conteúdo que permitiu reconhecer as perceções do consumir relativamente à definição de Dieta Mediterrânica e aos produtos que lhe associa. Resultados e principais conclusões- Do modelo teórico testado, verificou-se que os três tipos de conhecimento- Nutricional, Prático e das recomendações oficiais da DGS explicam 70,4% das atitudes face à compra de produtos inseridos no padrão alimentar mediterrânico e que indivíduos do sexo feminino apresentam melhores resultados relativamente ao conhecimento e atitudes face à compra. Em termos qualitativos, apurou-se que a amostra analisada demostra conhecer a definição de Dieta Mediterrânica e os seus principais produtos. Originalidade/Valor- Esta investigação permitiu a identificação de contributos importantes, ao nível teórico e prático, através da proposta de um modelo nunca antes estudado na temática da Dieta Mediterrânica. Limitações- Não foi possível fazer uma comparação sustentada uma vez que não foram identificados estudos que abordaram especificamente as temáticas presentes nesta investigação, bem como a utilização de uma amostra relativamente pequena.porDieta mediterrânicaLiteracia alimentarAtitudes do consumidor“Conhecimento, atitudes e adesão do consumidor à dieta mediterrânica”: Estudo de caso aplicado à marca juliana, promovida pelo pingo docemaster thesis202959546