Leal, Sandrina EncarnaçãoSilva, António Manuel Amaro Calheiros daSantos, Ana Sofia Nunes França dos2023-01-192023-01-192022http://hdl.handle.net/10400.26/43272O presente relatório descreve as atividades realizadas no estágio realizado no Centro de Recrutamento da Força Aérea, no âmbito da componente não letiva do mestrado em Gestão de Recursos Humanos. Tendo em consideração que o número de candidaturas tem diminuído de forma significativa durante os últimos anos, o objetivo principal do estágio era contribuir para a melhoria do processo de recrutamento, por forma a aumentar o número de candidatos, através da identificação de causas que estejam na origem de falta de candidatos, identificação de aspetos que podem ser melhorados, adaptação da estratégia de employer branding utilizada e das atividades do Dia da Defesa Nacional às especificidades da nova geração, e adaptação das condições de admissão e do processo de recrutamento às características da sociedade atual. Para tal, realizou-se um questionário inicial para identificar eventuais causas desta conjuntura e, posteriormente, adaptou-se a estratégia de employer branding das Forças Armadas para o contexto da Força Aérea Portuguesa, a qual inclui tanto a componente do recrutamento (recrutar), como da retenção (reter) e da reinserção (reinserir) dos militares no mercado de trabalho. A presente estratégia de employer branding foi motivo de discussão dentro da organização, levando a que alguns pontos fossem analisados e adaptados. Assim, é possível considerar que o presente trabalho foi positivo, auxiliando na consolidação de conhecimentos em contexto organizacional.porGestão de recursos humanosRecrutamento e seleçãoEmployer brandingForças armadasForça aérea portuguesaEmployer branding e recrutamento na Força Aérea Portuguesamaster thesis203183789