Alves, GonçaloBandeira, SílviaEsteves, Ludovic2015-02-052015-02-052012http://hdl.handle.net/10400.26/7710Numa época em que as empresas estão cada vez mais competitivas e têm necessidade de se destacar dos seus concorrentes com orçamentos mais reduzidos, considerou-se importante abordar a importância que a embalagem pode ter, uma vez que é um meio comunicacional forte e pouco dispendioso. Inicialmente foi feita uma revisão da literatura para aprofundar a temática e as teorias já existentes, ao nível do marketing mix e da embalagem, foi explicada a metodologia que se iria utilizar para se conseguir a obtenção de resultados. Este estudo aborda a importância da embalagem para o consumidor, o que desperta mais a sua atenção, se a embalagem lhe desperta o desejo de compra, como a percepciona e quais são as características que este mais valoriza. Para avaliar que tipo de características da embalagem o consumidor mais valorizava, abordou-se o produto água, por ser um bem de consumo em massa, para que o consumidor não fosse influenciado por outro factor que não a embalagem. As características avaliadas mais pormenorizadamente foram o design, o factor ecológico e a funcionalidade da garrafa. Tentou-se também entender, se a cor e os materiais da embalagem eram relevantes para os consumidores. Verificou-se que a embalagem é importante para a maioria dos consumidores, uma vez que muitos destes, associam a qualidade da embalagem à qualidade do produto. Ao nível das características, os consumidores não ficam indiferentes à cor nem ao material, sendo que as características mais valorizadas numa garrafa de água são o design e a funcionalidade. Apesar de muitos dos inquiridos valorizarem embalagens ecológicas, verificou-se que esta característica não desperta o desejo de compra.porProdutoEmbalagemDecisão de compraConsumoA importância da embalagem na decisão de compramaster thesis