Santos, Vasco Alexandre Milne dosRangel, Brunna Ribeiro2025-11-242025-11-242025-11-18http://hdl.handle.net/10400.26/59999O presente trabalho investiga como a gestão do design pode ser utilizada como estratégia para incentivar o público a tomar comportamentos sustentáveis em eventos de grande escala, com foco especial em festivais ao ar livre. As principais problemáticas que verificámos na análise do tema estão associadas ao acúmulo de resíduos, ao desperdício de recursos e ao aumento da pegada de carbono. Numa primeira fase da investigação, exploratória, foi realizada uma revisão da literatura sobre eventos, sustentabilidade, ética ambiental e comportamento do público, complementada por estudos de casos como Woodstock, Coldplay e Jornada Mundial da Juventude, que demonstram diferentes abordagens e resultados na gestão e organização para as práticas sustentáveis nos eventos. Aplicada à investigação, foi baseada no Research Through Design, integrando métodos qualitativos e quantitativos. De modo, foram utilizados os métodos dos inquéritos por profissionais do sector, nas fases (exploratória e avaliativa) e ao público participante, para verificação do problema e das necessidades sentidas nos eventos. Na fase generativa e resultante da gestão do design para a construção de uma ideia de projeto, estruturou-se uma solução prototipada digitalmente orientada pelas diretrizes do Design Thinking e pelo UX Design, com foco na experiência do utilizador. Na fase avaliativa, para se apreciar a organização e a proposta de solução para a minimização do problema, utilizou-se a metodologia assente na Research Through Design com a análise de especialistas sobre a eficácia, viabilidade e potencial de replicação da solução. Foi possível concluir que o estudo destaca que a aplicação estratégica do design, especialmente focada numa abordagem de Design Thinking, UX Design e Design Emocional, pode transformar a experiência do público, estimulando práticas pró-ambientais e fortalecendo o engajamento coletivo, ainda que limitada por fatores como a falta de infraestruturas, comunicação insuficiente e ausência de regulamentação. Assim, os eventos passam a atuar não apenas como espaços de lazer e cultura, mas também como plataformas educativas e formativas, capazes de promover mudanças sociais e ambientais duradouras.This study investigates how design management can be used as a strategy to encourage audiences to adopt sustainable behaviours at large-scale events, with a particular focus on outdoor festivals. The main environmental issues we identified in our analysis of the topic are related to waste accumulation, resource waste, and increased carbon footprint. In the first exploratory phase of the research, we reviewed the literature on events, sustainability, environmental ethics, and audience behavior, complemented by case studies such as Woodstock, Coldplay, and World Youth Day, which demonstrate different approaches and outcomes in the use of management and organization for sustainable practices at events. The methodology applied to the research was based on Research Through Design, integrating qualitative and quantitative methods. Thus, questionnaires were conducted with industry professionals in the exploratory and evaluative phases and with the participating public to verify the problems and needs felt at the events. In the generative and resulting phase of design management for the constitution of a project idea, a digitally prototyped simulation was structured, guided by the guidelines of Design Thinking and UX Design, with a focus on the user experience. In the evaluation phase, to assess the organization and the proposed solution for minimizing the problem, a methodology based on Research Through Design was used, with experts analysing the effectiveness, predictability, and potential for replication of the solution. The study highlights that a strategic application of design, especially focused on an approach of Design Thinking, UX Design, and Emotional Design, can transform the public's experience, stimulating strong proenvironmental practices in cities and promoting collective engagement, although limited by factors such as the lack of infrastructures, insufficient communication, and the absence of regulation. Thus, events begin to act not only as spaces for leisure and culture, but also as educational and training platforms capable of promoting specific socio-environmental changes.porGestão do designSustentabilidadeEventos ao ar livreDesign thinkingUX designDesign emocionalGestão do design como estratégia no incentivo de comportamentos sustentáveis em eventos: O papel do Design Thinking e do UX Design, para experiência do públicomaster thesis204055822