Valente, Fernando2018-02-212018-02-212018-02http://hdl.handle.net/10400.26/21413Trabalho apresentado nas XXVIII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, 7-10 de fevereiro de 2018, Guarda, Portugal.As motivações possuem um papel central na criação de novas organizações. Tradicionalmente, as razões apontadas na literatura para se iniciar um novo negócio têm, maioritariamente, uma natureza económica. Mais recentemente, diversos autores referem que algumas pessoas decidem criar novos negócios por motivos de realização pessoal. São identificadas como empreendedores estilo de vida. Os objetivos deste artigo são perceber quais são as motivações mais importantes dos empreendedores estilo de vida e a sua relação com os fatores que estão na base da avaliação de sucesso que o empreendedor faz da sua atividade. Para responder a estes objetivos, adotou-se uma metodologia qualitativa com recurso ao estudo de caso. A análise dos casos sugere que este tipo de empreendedores são motivados, em primeiro lugar, pela vontade de viver de determinado modo e avaliam o seu sucesso com base no alcance desse objetivo, sem descurar a sustentabilidade económica, ambiental e social das suas empresas.porEmpreendedorismoEmpreendedor estilo de vidaIndicadores de sucessoMotivações empreendedorasEmpreendedorismo estilo de vida: uma realidade diferente?conference object