Nogueira, Manuel Duarte Dias MendesJosé, Paulo Dinis Reis2019-11-212019-11-212017http://hdl.handle.net/10400.26/30249O sistema AVAC, usado em navios, tem características particulares quando comparado com outras aplicações. Dada a constante mobilização geográfica do navio, a variação das condições é bastante significativa como, por exemplo, a radiação solar, a humidade do ar, a qualidade do ar exterior, as temperaturas interna e externa, o numero de ocupantes e diferentes atividades desenvolvidas, o tipo de atividade do navio, etc. O sistema AVAC tem desde a fase inicial um desafio constante, por operar em condições particulares, como tal, tem de ser projetado para ser eficaz e garantir as condições de conforto térmico à tripulação. Os navios de perfuração “offshore” são um desafio adicional aos sistemas AVAC, devido à particularidade dos meios onde operam, normalmente em ambientes com temperaturas e humidade do ar extremas, possível existência de H2S e elevado numero de tripulantes. Por estas razões estes sistemas têm de obedecer a normas rígidas de segurança, exigidas neste segmento, impostas pelas sociedades classificadoras e norma ISO 7547. Será feita uma breve exposição destas normas. No presente trabalho o objetivo é a análise da instalação de climatização do navio de perfuração “offshore” “M/V Noble Globetrotter II”, em situações extremas de calor e frio, comparar os dados obtidos da instalação com pressupostos teóricos, perceber se a instalação está a garantir o conforto térmico necessário à tripulação e propor possíveis medidas de otimização, se necessário. Através desta análise vai ser possível entender não só se a instalação AVAC está a ser utilizada de forma funcional, como também maximizar a vida útil dos equipamentos e sistemas, possivelmente minimizar custos de manutenção e evitar futuras paragens inesperadas por falha dos equipamentos.The HVAC system used on ships has special characteristics when compared to other applications. Due to the constant geographical mobilization of the ship, the variation of the conditions is quite significant, for example the solar load, air quality, outdoor air quality, such as internal and external temperatures, number of occupants and different types of activities developed, type of activity of the ship, etc. The system has therefore since an initial design phase a greater challenge to operate in these particular conditions, has been designed to be effective and to guarantee conditions of thermal comfort for crew. Offshore drilling vessels are an additional challenge to HVAC systems because of the particularity of the environments, usually in environments with extreme temperatures and humidity, a possibility of H2S, and a large number of crew members. For these reasons, these systems must comply with the strict safety standards required in this segment imposed by classification societies and ISO standard 7547. A brief description of the standards is given. In the present work the objective is an analysis of the air conditioning installation of the offshore vessel M/V Noble Globetrotter II in extreme situations of heat and cold, the data are obtained with the installation of theoretical assumptions, to realize if the installation guarantee the necessary thermal comfortto the crew, and the measures for the necessary optimization. Through this analysis it will be possible to understand not only if the AVAC installation is a fully functional system, but also to maximize the useful life of equipments and systems, possibly minimize maintenance costs, and avoid future unexpected outages due to equipment failure.porAVACClimatizaçãoCargas térmicasChiller arrefecido a águaNoble Globetrotter IIAnálise da instalação de climatização do navio "M/V Noble Globetrotter II"master thesis202311066