Dias, Joana CarmoLeite, Leonor de Brito e Cunha Pereira2025-08-112025-08-112025-07-15http://hdl.handle.net/10400.26/58361A presente investigação teve como principal objetivo analisar o impacto das características dos micro influencers na notoriedade das marcas de fast fashion, tendo em conta o papel mediador do envolvimento do consumidor com a marca. A crescente relevância do marketing de influência e o seu papel na definição de preferências de consumo, em particular no setor de fast fashion, justificam a pertinência desta investigação. Assim, pretende-se compreender de que modo as características dos influencers, confiabilidade, atratividade, expertise, similaridade e qualidade do conteúdo impactam a notoriedade das marcas e o envolvimento das mesmas com o consumidor. Os resultados demonstram que, quando avaliadas de forma isolada, todas as características apresentam um impacto positivo tanto na notoriedade como no envolvimento com a marca. Contudo, quando estas são avaliadas em simultâneo, apenas a confiabilidade e a qualidade do conteúdo impactam de forma direta, positiva e estatisticamente significativa, as restantes são sobrepostas pelo efeito destas duas características. Para além disso, confirmou-se ainda que o envolvimento com a marca possui um efeito mediador na relação entre as características dos micro influencers e a notoriedade das marcas de fast fashion, destacando – se como uma ferramenta mediadora e essencial nesta relação. Foi ainda possível concluir que existem diferenças estatisticamente significativas entre os consumidores que já foram previamente influenciados por micro influencers e aqueles que nunca o foram. Logo, os primeiros demonstram-se mais exigentes e valorizam atributos como a atratividade, expertise e qualidade do conteúdo. Já a confiabilidade demonstrou ser transversal e valorizada por ambos os grupos. A nível teórico, o estudo contribui para a literatura dos modelos de credibilidade da fonte e notoriedade das marcas em ambiente digital, propondo assim a integração da qualidade do conteúdo como um atributo principal e independente. Do ponto de vista prático, a investigação oferece recomendações estratégicas para as empresas criarem campanhas de marketing de influência mais eficazes na indústria do Fast fashion, tendo sempre em conta a seleção cuidada e criteriosa do micro influencer e da presença de consumidores com experiência prévia com conteúdos de influência digital.porMicro influencersNotoriedade das marcasFast fashionMarketing de influênciaEnvolvimento do consumidorO impacto das características dos micro influencers na notoriedade de marcas de fast fashion, mediado pelo envolvimento dos consumidores com as marcasmaster thesis203979001