Willig, RenataGuerra, Gonçalo2023-07-282023-07-282023-07-18http://hdl.handle.net/10400.26/45831O presente Relatório Final da prática de Ensino Supervisionada enquadra-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, no qual é realizada uma descrição, análise e reflexão do trabalho desenvolvido no ano letivo 2021 - 2022, no Agrupamento de Escolas de Barrancos. Inicialmente é apresentado o relato de estágio, de acordo com o Perfil de Desempenho Docente – D.L. 240/2001 de 30 de Agosto, e com base no Perfil de Competências Gerais do Professor, o qual integra quatro dimensões. A primeira dimensão é I. Profissional, Social e Ética, na qual é relatada a forma como o estagiário opera o currículo, de acordo com o contexto, respeitando as diferenças dos alunos com o intuito de criar autonomia e um sentido de inclusão no seio da turma. Além disso, esta dimensão também reflete a procura de uma atitude colaborativa entre os colegas e a promoção de valores associados ao desenvolvimento da cidadania no seio dos alunos. A dimensão II. Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem descreve as funções do estagiário ao nível do desenvolvimento diferenciado das aprendizagens, de acordo com o currículo e por via de uma relação pedagógica de qualidade que integre, organize e avalie os conhecimentos específicos com rigor e método. Por sua vez, a dimensão III. Relação da Escola e Participação com a Comunidade foi promovida no sentido de participar na construção, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo da escola e dos projetos curriculares, entendendo a escola enquanto meio de desenvolvimento social e cultural. Além disso, esta dimensão engloba também a participação nas atividades de administração e gestão escolar. A última dimensão, IV. Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida remete o estagiário para a busca de reflexões inerentes à sua prática. Assim, tendo em vista o desenvolvimento de competências numa perspetiva de formação ao longo da vida, é apresentado um trabalho de investigação sobre as perceções dos alunos em relação ao bom professor de Educação Física.porPerceçãoAlunosEducação físicaComportamentos do professorO bom professor de educação física:percepção dos alunos do agrupamento de escolas de Barrancosmaster thesis203334442