Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Batista, Marta Isabel da Silva2021-09-032021-09-032021http://hdl.handle.net/10400.26/37421Este estudo surgiu da necessidade de promover a autonomia comportamental de uma criança que ia transitar para o 1º CEB. Esta criança apresentava dificuldades em realizar algumas tarefas que seriam cruciais para a sua adaptação e sucesso no primeiro ano do 1º CEB. Perante esta dificuldade, refletiu-se sobre possíveis estratégias que permitissem atingir o objetivo geral: aumentar a autonomia comportamental da criança. Após a revisão da literatura, foi eleito o Sistema de Créditos como a principal estratégia utilizada, neste projeto de intervenção, por comprovar a eficácia no aumento dos comportamentos que se pretendiam. Sendo apoiada pela Gestão Visual Lean, que permite através de imagens informar de forma simples e direta como se executa o comportamento desejado ou facilitar a localização dos objetos necessários no quotidiano escolar. Como instrumentos de avaliação foram utilizadas grelhas elaboradas especificamente para o efeito e a versão portuguesa das Escalas Comportamentais para Crianças em Idade Pré-Escolar – PkBSpt, que procuram avaliar os problemas de comportamento e as aptidões sociais e emocionais das crianças que frequentam o ensino pré-escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Os resultados obtidos, neste estudo de caso, comprovam que a utilização de um Sistema de créditos, apoiado pela Gestão Visual Lean, contribuíram para o aumento da autonomia comportamental da criança.porAutonomia ComportamentalTransição para o 1º Ciclo do Ensino BásicoSistema de CréditosGestão Visual LeanPromover a autonomia comportamental de uma criança durante o período de transição para o 1º CEB através do sistema de créditosmaster thesis202762670