Farinha, José Manuel TorresCabete, Fernando Simões2019-08-232019-08-232019-042018-09http://hdl.handle.net/10400.26/29561A comunicação é parte importante de qualquer organização. Atualmente considera-se que a comunicação é de facto, a organização. As crescentes, dimensão e complexidade das organizações fazem apelo a sistemas de gestão da informação eficientes para satisfazer volumes de informação cada vez maiores. A ideia do papel da catividade manutenção tem vindo ao longo dos últimos tempos a evoluir de catividade considerada acessória, para catividade estratégica na performance das organizações, o que implicou um refinamento das suas funções por forma a atingir elevados níveis de desempenho. Isto implica, que este departamento comunique com todos os outros e com a gestão de topo, por forma a apoiar a gestão de ativos desde a aquisição até à desativação. Este especto estratégico da manutenção, só é possível se a mesma for capaz de fazer chegar à gestão de topo indicadores fiáveis e atualizados em qualquer momento, o que só pode ser atingido com um sistema de comunicação que registe, trate, arquive e analise a informação que o departamento produz, desde a identificação das necessidades de manutenção até à satisfação dessas mesmas necessidades, bem como a articulação do departamento com os outros com os quais se relaciona. A vertente das Ordens de Trabalho (OT) pode e deve ser considerada um elemento central do sistema de comunicação da manutenção, porque nestas podem ser registados, de forma estruturada, dados de gestão técnica dos equipamentos; mas também dados financeiros e contabilísticos, que permitirão análises sobre o desempenho e a definição de estratégias para a melhoria dos mesmos, visando a Excelência e potenciando a Inovação, bem como para sustentar as decisões de investimento ou desinvestimento.porManutençãoComunicação organizacionalOrdens de TrabalhoEficiênciaExcelênciaInovaçãoA ordem de trabalho como documento estratégico de comunicação e de apoio à gestão nas organizaçõesmaster thesis202971724