Nascimento, Jennara CandidoCaetano, Joselany ÁfioCarvalho, António Luís2020-03-182020-03-182015978-989-98443-6-0http://hdl.handle.net/10400.26/31771Introdução: O modelo de supervisão de estudantes apresentado tem sido utilizado no sexto semestre no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará – UFC, na disciplina teórico-prática “Enfermagem no processo de cuidar do adulto II”, de 22 créditos. Corresponde à primeira disciplina curricular onde a aprendizagem dos cuidados de enfermagem se processa no âmbito hospitalar, o que representa para o aluno um momento de muita ansiedade, medo e estresse, já que corresponde ao início da prática clínica. Dentro desta proposta, a inclusão de um supervisor constitui importante contributo para o alcance dos objetivos propostos para a formação do enfermeiro. Objetivo: Descrever a experiência da supervisão de estudantes junto dos alunos do sexto semestre do curso de enfermagem. Método: A abordagem metodológica foi qualitativa, descritiva e exploratória, realizada num hospital universitário e nas aulas de tutoria, com 33 alunos do curso de Enfermagem, devidamente matriculados no sexto semestre, no período de março a junho de 2012, independente da idade e do sexo. Os dados foram colhidos através de questionário aberto e analisados com base na literatura selecionada. Resultados: Os alunos relataram que a presença das supervisoras na prática clínica e nas aulas de tutoria foi positiva, contribuindo para a aprendizagem dos conteúdos procedimentos, bem como para a aprendizagem dos conteúdos verbais e atitudinais. No entanto, destacaram como pontos negativos o curto período de tempo para desenvolver as referidas aprendizagens no hospital, e o revezamento entre as supervisoras num único grupo. Algumas sugestões foram referidas, tais como: aumento do tempo de prática clínica e a padronização dos conteúdos ministrados nas duas turmas de aulas de tutoria. Considerações finais: A articulação entre alunos e supervisores tem-se mostrado positiva, uma vez que a aprendizagem se torna mais democrática, oferecendo a cada aluno a possibilidade de um acompanhamento individualizadoporSupervisão de enfermagemEnsinoA prática da supervisão de estudantes na disciplina enfermagem no processo de cuidar do adulto IIconference object