Mourato, Joaquim2025-12-112025-12-112017Mourato, (2016). TODA A INVESTIGAÇÃO É IGUALMENTE IMPORTANTE!. Capítulo de livro resultante do Projeto - Definição de Indicadores de Avaliação de Desempenho do Ensino Superior Politécnico978-972-618-875-9http://hdl.handle.net/10400.26/60318Atendendo a uma realidade global que extravasa fronteiras, manifesta-se pertinente preconizar uma visão exequível para o ensino superior português (Mourato, 2014). “Há muito que em Portugal as instituições de ensino superior incluem na sua missão, para além da formação de capital humano e da investigação, a transferência de conhecimento” (MEC, 2015, p. 109). Nesta senda e atento ao capítulo sobre o qual esta reflexão incide, o ensino superior politécnico público, a sua investigação aplicada e a transferência de conhecimento, surge a tentativa de almejar uma visão para o seu futuro, face aos seus indicadores de avaliação de desempenho, quer ao nível das suas tendências, quer ao nível dos seus consensos. Numa análise mais remota, em vários períodos têm-se constatado profundas mudanças, quer ao nível das instituições - com uma expansão notável do sistema - quer ao nível legislativo, quer, ainda, ao nível das várias tutelas governamentais (Mourato, 2013). Todos estes fatores vêm influenciando o processo de avaliação implicando, desde logo, limitações não só ao nível do seu planeamento, como quanto ao nível do financiamento cabal do mesmo.porToda a investigação é igualmente importante!book part2025-12-09cv-prod-849363