Pereira, José Alberto MaiaGiulian, Maria Antônia Paim2025-11-172025-11-172025-10http://hdl.handle.net/10400.26/59834Esta dissertação investiga como as práticas de economia circular adotadas por empresas do setor têxtil influenciam o comportamento dos consumidores e contribuem para a promoção do consumo sustentável. Através de uma abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas a profissionais atuantes no setor, foram analisadas percepções, estratégias e barreiras enfrentadas na implementação de modelos circulares. Os resultados indicam que a transparência, a educação do consumidor e o design sustentável são elementos-chave para a construção de valor percebido e engajamento com práticas sustentáveis. A análise contribui para o campo do marketing estratégico ao propor recomendações práticas para empresas, consumidores e formuladores de políticas públicas, reforçando a relevância da economia circular como caminho para um futuro mais sustentável.This dissertation investigates how circular economy practices adopted by companies in the textile sector influence consumer behaviour and promote sustainable consumption. Using a qualitative approach, semi-structured interviews were conducted with professionals in the field to explore perceptions, strategies and challenges in implementing circular models. The findings highlight the importance of transparency, consumer education and sustainable design as key drivers for value creation and engagement with sustainability. This study contributes to the field of strategic marketing by offering practical recommendations for companies, consumers and policymakers, reinforcing the relevance of the circular economy as a pathway towards a more sustainable future.porEconomia circularComportamento do consumidorSustentabilidadeSetor têxtilMarketing estratégicoEstratégias de economia circular e o novo consumo têxtil: Um estudo sobre compromisso e transformação comportamentalmaster thesis204050413