Machado, RicardoRibeiro, Leonor2025-01-072025-01-072024-05-232024-04-11http://hdl.handle.net/10400.26/53547A Matemática, tal como refere Rodrigues (2010), tem um papel fundamental nodia a dia dos alunos pois podemos encontrá-la em inúmeras circunstâncias diárias e emqualquer outra disciplina escolar. Logo, é uma das disciplinas mais importantes para anossa vida, tanto a nível escolar como a nível pessoal. No entanto, sempre foi vista comouma disciplina difícil e até mesmo assustadora para a maioria dos alunos, sendo-lheatribuída uma conotação negativa. Relativamente à Geometria, considerada uma das bases da Matemática (NCTM,2007), também sempre foi vista como uma parte do conhecimento, não só de ensinar,mas também de aprender, principalmente, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Destaforma, esta investigação tem como principal objetivo destacar as razões que promovemeste acontecimento e tentar encontrar soluções para as resolver, contribuindo para queo ensino da Geometria seja algo mais simples e mudando a forma como este é visto no1.º CEB. Para a realização desta investigação foi elaborado um estudo de caso (Ponte,2006). Os participantes foram cinco professores do 1.º CEB. O instrumento de recolhade dados utilizado foi uma entrevista semiestruturada a esses cinco professores. Para aanálise de dados foi feita uma análise de conteúdos (Quivy & Campenhoudt, 1998). Os resultados obtidos mostram que a maioria dos professores sente, de facto,dificuldades no ensino da Geometria, apresentando diversas razões para tal. Das quaisse destacam, a falta de recursos materiais e a extensão do currículo. No entanto, foramapresentadas algumas estratégias para solucionar estas dificuldades como por exemplo,o investimento em materiais manipuláveis, imprescindíveis ao ensino da Geometria, e aaposta na formação contínua dos professores.ABSTRACTMathematics, as Rodrigues (2010) states, plays a fundamental role in students'daily lives as we can find it in countless daily circumstances and in any other schoolsubject. Therefore, it is one of the most important subjects in our lives, both at schooland at a personal level. However, it has always been seen as a difficult and evenfrightening subject for most students, with a negative connotation being given to it. Speaking specifically about Geometry, considered one of the bases ofMathematics (NCTM, 2007), it has also been seen as a difficult subject, not only to teachbut also to learn, mainly in the 1st Cycle of Basic Education (1st CBE). Therefore, thisinvestigation's main goal is to highlight the reasons behind this development and findpractical solutions to resolve them. Making the teaching of Geometry something simplerand changing the way it is seen in the 1st CBE.To carry out this investigation, a case study was prepared (Ponte, 2006). Theparticipants were five 1st Cycle teachers. The data collection instrument used was a semi-structured interview with these five teachers. For data analysis, a content analysis wascarried out (Quivy & Campenhoudt, 1998). The results obtained show that the majority of teachers do, in fact, experiencedifficulties in teaching Geometry, presenting several reasons for this. Some like, the lackof material resources and the extension of the curriculum stand out. However, somestrategies were presented to resolve these difficulties, such as investment inmanipulable materials, essential for teaching Geometry, and investment in continuousteacher training.porGeometria, 1.º Ciclo do Ensino Básico, dificuldades no ensino, formação de professores.Geometry, 1st Cycle of Basic Education, difficulties in teaching, teachertrainingDificuldades sentidas pelos professores do 1º ciclo do Ensino Básico no ensino da geometria: um estudo de casomaster thesis203784383