Maria Luísa Abreu Esteves2020-02-032020-02-032020-01-17202386970http://hdl.handle.net/10400.26/31203RESUMO: este estudo procurou sobretudo conhecer as intervenções (mais recorrentes) dos professores à luz do Decreto-Lei 54/2018 (e também do 55/2018), de 6 de julho, conducentes à participação e ao progresso dos alunos que apresentam mais dificuldades de aprendizagem/ perturbações, bem como averiguar ao de leve o seu parecer sobre a inclusão dos mesmos (alunos) na turma e na dinâmica da escola. Assim, aplicou-se um inquérito por questionário, ao qual responderam mais de 800 docentes de todos os níveis de ensino de Portugal continental. Com base nos dados obtidos, concluiu-se que já se constata uma certa abertura e uma concretização quer do desenho universal para a aprendizagem quer da abordagem multinível, se bem que a tutela deva providenciar condições por forma a possibilitar uma intervenção mais personalizada, potenciadora das múltiplas inteligências de cada ser aprendente. A auxiliar-nos, nesta missão, neste mundo imparável, temos cada vez mais as neurociências. Para sermos bem-sucedidos, necessitamos igualmente de um trabalho, monitorizado, colaborativo por parte de todas as entidades envolvidas no processo de ensino aprendizagem, desde a esfera escolar à da saúde ou à da autarquia, com particular relevância por parte da família de cada discente, bem como da cooperação imprescindível do próprio. Este trabalho em conjunto, na senda humana da inclusão e do sucesso, requer uma intervenção o mais precocemente possível.por"Dificuldades de Aprendizagem/Perturbações""Intervenção""Professores""Pais""Alunos""Inclusão""Progresso"A Escola Inclusiva - O Sucesso de Todos(Dificuldades de Aprendizagem/Perturbações - Intervenção à luz do DL 54/2018)master thesis202386970