Silva, Maria Onélia SantosReis2025-12-032025-12-032025-10-22http://hdl.handle.net/10400.26/60197Esta pesquisa aborda os desafios enfrentados pela educação indígena em Itaipava do Grajaú-MA, em meio à diversidade étnica e cultural do Brasil. Objetiva-se compreender as dificuldades e propor soluções para melhorar a qualidade do ensino nas comunidades indígenas, considerando a importância da educação como ferramenta de transformação social e preservação cultural. A realidade das aldeias indígenas reflete uma série de obstáculos que impactam diretamente o acesso e a qualidade do ensino, exigindo uma análise detalhada e ações concretas para enfrentar esses desafios. Objetiva-se compreender as dificuldades e propor soluções para melhorar a qualidade do ensino nas comunidades indígenas. Adotou-se uma abordagem mista, combinando elementos qualitativos e quantitativos. Foram utilizadas técnicas como observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental para coletar e analisar dados. A pesquisa identificou altas taxas de evasão escolar, baixo desempenho acadêmico e escassez de recursos e infraestrutura adequados nas escolas indígenas de Itaipava do Grajaú. Os resultados evidenciam a urgência de políticas educacionais inclusivas e sensíveis à diversidade cultural, destacando a necessidade de investimentos em infraestrutura e formação continuada para os profissionais de educação. Conclui-se que a melhoria da qualidade da educação indígena requer ações efetivas para enfrentar os desafios identificados, visando garantir o acesso equitativo à educação e preservar a identidade cultural dos povos indígenas.porformação de professoresescolainclusãoeducaçãoEDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: Desafios da Educação Pública em Itaipava do Grajaú –Maranhão – Brasilmaster thesis204062365