Almeida, Pedro2016-04-152016-04-152014-11http://hdl.handle.net/10400.26/13178O trabalho de Investigação Científica que se apresenta tem como principal objetivo compreender a importância de um Estúdio de Ópera, enquanto disciplina potenciadora do desenvolvimento artístico, na formação de Cantores. Encontra-se integrado no Projeto Educativo, do Mestrado em Ensino da Música, com a especialização em Canto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). O Enquadramento Teórico focou o estudo da Ópera, centrando-se na evolução deste género musical, procurando definir os elementos fundamentais necessários à sua compreensão. O Estudo Empírico, de análise qualitativa, consistiu na implementação de um Programa denominado La Serva Padrona, de Pergolesi - O Estúdio de Ópera em contexto académico. Optámos pela aplicação do modelo de Relação Pedagógica (RP) proposto por Renald Legendre (2005), sendo Objeto (O) de estudo uma Investigação-Ação realizada, que consistiu no estudo e na conceção cénica desta ópera buffa. Foram Sujeitos (S) de aprendizagem um grupo de alunos da Licenciatura em Canto Teatral, do CSMG. Pelos registos apresentados na análise e na interpretação dos resultados, extraídos dos diários de bordo, das imagens fotográficas e das gravações vídeo, pudemos concluir da importância da implementação desta tipologia de Programas, na formação dos jovens Cantores, em escolas e conservatórios de música.poreducação artisticamúsicaóperaEstúdio de ÓperaLa Serva PadronaLa Serva Padrona, o Estúdio de Ópera em contexto académicomaster thesis201539802