Nogueira, MafaldaSantarém, Francisco Carmo Pacheco Providência2019-01-082019-01-082018-09-20http://hdl.handle.net/10400.26/25632Apesar da sua crescente valorização e do aumento da sua competitividade, o setor das Organizações sem fins lucrativos apresenta lacunas ao nível da disponibilidade de conhecimento científico e de ferramentas práticas de gestão de marca. Sendo esta um dos ativos mais importantes destas organizações, pretendeu-se desenvolver um trabalho de investigação que contribuísse, a um nível teórico e prático, para o preenchimento dessa lacuna. Intitulada “Volunteer Based Brand Equity: desenvolvimento de um modelo de gestão da marca centrado no papel do voluntário”, esta dissertação apresenta uma metodologia mista, composta por um estudo qualitativo através de entrevistas exploratórias, a três especialistas; e, posteriormente, por um estudo quantitativo, assente num questionário direcionado para voluntários formais do Norte de Portugal. O trabalho inicia-se com a revisão da literatura que incide sobre o valor da marca associado à análise do modelo employee based brand equity (King & Grace, 2009, 2010), que serviu de base teórica para o desenvolvimento desta Tese; e sobre a caracterização do voluntariado, focado nas diferenças entre os contextos de trabalho remunerado e voluntário. Segue-se a apresentação da posição metodológica adotada, a análise e discussão dos resultados obtidos e as conclusões principais do estudo. Com a realização desta dissertação, foi possível, por um lado, caracterizar a população de voluntários formais do Norte de Portugal, na sua relação com a organização onde trabalham e com a respetiva marca; e, por outro, desenvolver um instrumento prático de análise de VBBE para as organizações sem fins lucrativos.porValor da marcaOrganizações sem fins lucrativosVBBEMarca internaEBBEVolunteer based brand equity: desenvolvimento de um modelo de gestão da marca centrado no papel do voluntáriomaster thesis202134792