Cunha, Maria Teresa, 1959-Gonçalves, Cecília das Neves Bernardo Rodrigues2016-11-142017-09-292016http://hdl.handle.net/10400.26/15437Esta dissertação explora os contributos cristãos para a ideia de educação no século XXI aplicada às práticas do desenvolvimento local. Este trabalho está estruturado da seguinte forma: Introdução – indica-se o tema, os seus contornos analíticos e delimita-se o campo de estudo; Discussão Teórica – descreve-se o estado da arte sobre o conceito de bem viver em sociedade, teorizado por Amartya Sen, John Stott e outros autores e autoras; Metodologia e Autorreflexibilidade - faz-se uma fundamentação epistemológica, descreve-se o dispositivo metodológico e procede-se a uma reflexão para aprofundar o carácter situado e posicionado do conhecimento científico; Apresentação e Discussão de Dados - usa-se o material empírico para descrever e analisar o campo e intenta-se uma ampliação dos conhecimentos disponíveis sobre o tema; Conclusão e Sugestão – confronta-se a teoria com os dados recolhidos e analisados, sublinha-se o carácter processual do trabalho de investigação e apela-se a novas investigações.porEducaçãoÉticaCapacidadeLiberdadeJustiçaDesenvolvimento LocalCristãoA educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneomaster thesis201516152