Silva, LuísDuro, Alexandra2018-07-202018-07-202018-01-15http://hdl.handle.net/10400.26/23350Este presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, que a autora se encontra a realizar, do Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, do Instituto Piaget Almada, no ano letivo 2016/2017. Após a experiência de estágio, foi sentida a necessidade de perceber o acompanhamento parental face às várias atividades que integram esta parte do mestrado. Verificou-se que existe uma relação, após revisão de literatura, entre o acompanhamento parental e o sucesso escolar. Deste modo, pretendeu-se estudar a perceção dos pais/encarregados de educação e dos professores quanto ao acompanhamento parental. Foram inquiridos 179 professores e 53 encarregados de educação (EE) tendo sido aplicados os dois Questionários de Envolvimento Parental na Escola, versão para professores e para pais, respetivamente. No grupo dos encarregados de educação, na subescala 2 e subescala 4 verificou-se diferenças entre as idades dos alunos e entre os graus dos mesmos, não tendo sido encontradas diferenças no grupo dos professores. Desta forma verificou-se que o acompanhamento parental, nas subescalas mencionadas, tem mais relevância para os pais/encarregados de educaçãoporAcompanhamento parentalPerceção de paisPerceção de professoresEstudantes de músicaA perceção de pais e professores sobre o acompanhamento parental em estudantes de músicamaster thesis201929961