Rodrigues, RosaOliveira Baltazar, Priscila Sofia2022-03-152022-03-152022-02-212022-01-06http://hdl.handle.net/10400.26/39706As constantes transformações, que caracterizam o atual mercado de trabalho, e o rápido avanço das tecnologias de informação e comunicação têm incentivado as organizações a atuar de forma mais apelativa junto dos candidatos que procuram emprego. Por conseguinte, o recrutamento através das redes sociais (RS), deixa de ser uma exceção e passa a fazer parte do dia-a-dia dos recrutadores e dos candidatos. Esta investigação enquadra-se nesta temática e tem como objetivo conhecer a perceção dos candidatos e dos recrutadores sobre a eficácia do processo de recrutamento através das RS. A amostra é constituída por 440 sujeitos que já participaram em processos de recrutamento através das RS, dos quais 146 são recrutadores e 294 são candidatos. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia mista, sendo os dados recolhidos através de uma entrevista semiestruturada e de um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Os resultados obtidos revelam que a perceção sobre a eficácia e as vantagens da utilização das RS face aos outros meios de recrutamento difere significativamente em função do grupo a que os participantes pertencem, ao contrário das desvantagens que não revelam diferenças significativas. Constatou-se, ainda, que apesar dos vários aspetos positivos mencionados pelos candidatos, de um modo geral, a sua perceção no que diz respeito à eficácia das RS no processo de recrutamento é menos favorável do que a dos recrutadores.porProcesso de recrutamentoRedes SociaisPerceção de eficáciaRecrutadorCandidatoAnálise da perceção sobre a eficácia do processo de recrutamento através das redes sociais: recrutadores versus candidatosmaster thesis202962644