Parreiral, Sílvia Maria Rodrigues da Cruz, 1969-Ventura, Eva Catarina Ramos2024-05-242024-05-242024http://hdl.handle.net/10400.26/50921O presente trabalho teve como principais objetivos determinar quais as principais necessidades e potencialidades dos participantes da oficina “Letras sobre Rodas”, que pertence ao projeto “Letras prá Vida”, e perceber em que medida este projeto, potencia níveis de autoestima e de autonomia aos participantes. Nesta oficina participaram nove idosos, com idades compreendidas entre os 71 e os 91 anos, residentes do concelho de Condeixa-a-Nova. Para a realização deste estudo foram recolhidas informações através da pesquisa bibliográfica, da observação participante, de conversas informais e da realização de entrevistas, priorizando assim uma abordagem qualitativa. Com a realização deste estudo de caso, concluímos que as principais necessidades de aprendizagem dos participantes na oficina “Letras sobre Rodas” baseiam-se na alfabetização e no uso das tecnologias de informação e de comunicação. Com esta oficina foi possibilitada a aprendizagem, tendo em conta as necessidades de cada participante, promovendo a autoestima e a autonomia dos mesmos.porAprendizagem ao Longo da VidaEducação de AdultosAlfabetizaçãoLiteracia DigitalInclusão SocialEducação de adultos: as necessidades e potencialidades dos participantes face à aprendizagem ao longo da vida. Estudo de caso no projeto “Letras prá Vida”.master thesis203600029