Duque, IsabelGonçalves, Maria AntóniaRato, VirgílioMartins, Fernando M. L.2023-09-282023-09-282019http://hdl.handle.net/10400.26/46820Desde os anos 60, têm vindo a ser realizados alguns estudos que procuram compreender qual o conhecimento profissional do professor e quais os efeitos desse conhecimento no ensino e na aprendizagem dos alunos. Aos atuais e futuros professores cabe saber/conhecer mais do que o conteúdo, é necessário um conhecimento especializado. O estudo aqui apresentado segue a linha de uma investigação qualitativa de caráter interpretativo e design de estudo de caso descritivo. Utilizou-se um quadro conceptual de Burgess, para analisar o conhecimento estatístico para ensinar.O objetivo de investigação foi: analisar o conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária (PE) com base nas suas aulas e respetivas reflexões no âmbito da promoção da literacia estatística, no 3.º ano de escolaridade do 1.º CEB. Formulou-se, assim a seguinte questão de investigação: que conhecimento estatístico para ensinar mobilizou a PE, na sessão da experiência de ensino, no âmbito da promoção da literacia estatística, no 3.º ano de escolaridade do 1.º CEB? Através da análise realizada, pode concluir-se que a PE evidencia conhecimento comum do conteúdo e alguns aspetos do conhecimento especializado do conteúdo, verificando-se algumas ausências que devem ser colmatadas. Os resultados comprovaram ainda poucas evidências no conhecimento do conteúdo e dos alunos e no conhecimento do conteúdo e do ensino, uma vez que o grau de profundidade e de abrangência nestas categorias ainda são um pouco limitadas.porLiteracia estatísticaconhecimento estatístico para ensinarpensamento estatísticoStatistical literacystatistical knowledge to teachstatistical thinking.O conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária do 1º CEBjournal article