Oliveira, Ana Silvia Gonçalves de2021-09-232021-09-232021-07-28http://hdl.handle.net/10400.26/37542O trabalho de pesquisa tem o intuito de investigar qual é a percepção da escola e pais do ensino fundamental menor sobre a influência da relação família-escola no processo de aprendizagem dos alunos nos anos inicias. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com a participação de professores e pais que atuaram, no ano de 2019 no 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental menor do Sistema Municipal de Poção de Pedras – MA. A escolha dessas etapas de ensino deve-se o fato da necessidade de presença ativa da família e da escola em juntas ampliar e aprofundar os conceitos do aprendizado ao longo do novo ciclo, com intuito de preparar os alunos em absorver os conhecimentos que serão apresentados nos Anos finais do ensino fundamental. Sendo assim, cabe à escola e a família fornece as ferramentas necessárias para uma transição suave a fim de não provocar rupturas na construção cognitiva e social das crianças ao longo de sua jornada estudantil. Portanto, acredita-se que a presença da família ativamente pode auxiliar de maneira efetiva no processo de aprendizagem das crianças dessa etapa. Elaborou-se um questionário para verificar a percepção dos professores e pais sobre a influência dessa relação em tal período escolar. Os questionários coletados foram submetidos à análise de conteúdo. As falas dos entrevistados indicam que, quando as famílias acompanham e participam ativamente da vida escolar dos seus filhos, há uma melhoria no desenvolvimento de sua aprendizagem. Já no caso das famílias que pouco participam da vida escolar de seus filhos, estes apresentam maiores dificuldades de aprendizagem e falta de motivação para estudar. Desse modo, a relação família-escola é imprescindível para o desenvolvimento da aprendizagem escolar, sendo extremamente positiva quando se dá de forma efetiva pelas duas instituições.porescolafamiliaaprendizagemensinoOS EFEITOS DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO: Os Desafios Família-Escola para o Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental Menor do Município de Poção de Pedras - Maranhão - Brasilmaster thesis202767604