Aldeia, SusanaCampos, Américo João Torres2022-04-062025-01-012022-04-062022-01-27http://hdl.handle.net/10400.26/40151O tema escolhido para desenvolver este trabalho de projeto enquadra-se no âmbito do desenvolvimento de um plano estratégico aplicado à empresa Sanipower, S.A. com um horizonte temporal de 3 a 5 anos. O principal objetivo centra-se na aplicação de modelos académicos de gestão, numa empresa em contexto real de mercado, permitindo no final definir os objetivos estratégicos através do modelo de Balanced Scorecard. O projeto inicia-se com uma análise ao ambiente do mercado onde a empresa atua, recorrendo ao desenvolvimento do modelo das 5 forças de Porter, a uma análise aos principais concorrentes e aos fatores críticos de sucesso. No ponto seguinte, é desenvolvida a análise ao ambiente interno da organização, aplicando o modelo da análise da cadeia de valor. De seguida serão apresentados os modelos da matriz BCG e matriz de Ansoff que vão permitir concluir sobre as estratégias atuais de mercado. Após a contextualização operacional da Sanipower, S.A. será analisado o seu desempenho financeiro, recorrendo a instrumentos como a Demonstração de Resultados e o Balanço referentes aos anos de 2018 e 2019. Por fim, e para concluir o projeto serão identificados os objetivos estratégicos da Sanipower, S.A. através da aplicação do modelo de Balanced Scorecard. As principais conclusões deste projeto centram-se na capacidade que o desenvolvimento de um plano estratégico, através dos modelos aplicados, tem na forma como a empresa consegue responder às alterações do mercado, assim como a perceção do caminho que deve seguir para atingir os seus objetivos definidos.porControlo de GestãoEstratégiasMercadoPlano EstratégicoPlano estratégico da Sanipower, S.Amaster thesis202984346