Leal Bonmati, Mª del Rosario2012-04-112012-04-112010http://hdl.handle.net/10400.26/2065O Parateatro e o teatro dominavam grande parte da esfera do entretenimento e da diversão dos europeus nos séculos XVI-XVIII. No parateatro compreender-se que o papel e o significado dos elementos que compõem o evento teatral se alteram. Mas este é um “terreno movediço”, porque as máscaras confluem para vários elementos tais como o desfile, a música, a dança, ou o disfarce, dependendo da ênfase que se dê a um ou a outro, o que pode levar a uma outra manifestação parateatral diferente. Tentaremos dar uma visão geral das máscaras cortesãs em França, Itália, Inglaterra e Espanha: três países do Mediterrâneo com influências mútuas exercidas durante séculos e um país que está fora do âmbito do Ocidente latino podem ajudar a destacar mais fortemente não só as diferenças entre eles, mas também a base comum de uma tradição greco-romana e cristã, que existia na Europa medieval e moderna.spaparateatromáscarasséculo XVIséculo XVIIFestejos parateatrais cortesãos na Europa moderna (século XVI e XVII)Festejos parateatrales cortesanos en la Europa moderna (s. XVI y s. XVII)conference object