Carvalho, HelenaPedro, Martins2018-08-302018-08-302018-01-18http://hdl.handle.net/10400.26/23985O presente relatório de estágio incide sobre a prática do ensino da Percussão, realizada em contexto especializado de estágio realizado no Conservatório de Música D. Dinis. A segunda parte consiste na elaboração do projeto de investigação com a temática “Desenvolvimento das Práticas de Leituras na Aprendizagem dos Instrumentos de Percussão”. A primeira secção deste trabalho de investigação assenta na descrição e análise de um conjunto de aulas de instrumento, na classe de Percussão praticadas no Conservatório de Música D. Dinis, em que a visão do docente e a sua autocrítica estão em destaque. A segunda secção deste trabalho destina-se à parte da investigação, englobando toda a sua metodologia e técnicas de recolha de dados, assente no tema em questão. Para uma apresentação pública bem-sucedida o aluno precisa de desenvolver e melhorar a sua capacidade de leitura de partituras. Este processo implica conhecimento de técnicas e pedagogias específicas. Para atingir um nível mais elevado na interpretação de partitura, e em particular um aluno de percussão, necessita de ampliar o seu conhecimento em dois aspetos distintos, tais como: a técnica de execução no instrumento e a leitura, estando ainda envolvidos outros fatores como: a memória, o gesto e a motricidade igualmente importantes. A forma como o aluno se posiciona relativamente ao instrumento e à própria partitura tem também influência, positiva ou negativa, na qualidade da leitura, refletindo-se depois na interpretação global da peça a executar. O presente relatório pretende contribuir para orientar os docentes, através do aporte teórico e modificar as práticas ao nível do ensino de instrumentação de Percussão.porMúsicaDocentePrática de leituraPercussãoDesenvolvimento das práticas de leituras na aprendizagem dos instrumentos de percussãomaster thesis201971054