Caldeirinha, VítorTonga, Elizabete Simões2019-01-302019-01-302019-01http://hdl.handle.net/10400.26/25994Relatório de Dissertação/projeto/estágio/projeto de investigação do Mestrado em Ciências EmpresariaisDadas tendências de globalização que passaram a descrever a economia mundial, a invenção da embalagem-contentor foi considerada uma das maiores revoluções. Este novo conceito de manuseamento de mercadorias em massa estimulou o crescimento do setor marítimo de transporte, que se viu ganhar posição na cadeia logística mundial. Ao mesmo tempo que demonstrava constantes níveis de crescimento, a verdade é que realçava, igualmente, algumas das suas fragilidades. O setor marítimo necessitou de recorrer a soluções de intermodalidade, nomeadamente, ao transporte ferroviário por forma a melhorar o desempenho da sua cadeia de transporte até ao cliente final. Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar de que forma as caraterísticas existentes na ligação ferroviária aos portos influenciam o desempenho de um terminal de contentores. É realizada uma análise do estado da arte da literatura sobre a ligação entre a ferrovia e o desempenho dos portos e dos terminais de contentores. Recorreu-se à realização de inquérito a especialistas sobre o caso de estudo do porto de Sines e em termos gerais, sobre as caraterísticas da ligação do transporte ferroviário aos portos que mais contribuem para um maior nível de desempenho de um terminal de contentores, através da ligação ao hinterland terrestre. Demonstra-se que determinadas características da ligação ferroviária são mais importantes para determinadas variáveis do desempenho dos portos e do terminal de contentores quer em termos gerais, quer no que respeita ao caso do porto de Sines.porA influência da ferrovia no desempenho de um terminal de contentoresmaster thesis202163474