Ribeiro, MariaPacheco, Patrícia2016-04-012016-04-012015-05-21http://hdl.handle.net/10400.26/12804O presente relatório integra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, e descreve um estudo realizado com intuito de perceber e identificar as potencialidades do jogo como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem da Matemática no 1.º Ano de escolaridade. O estudo partiu da análise de atividades concretas implementadas no decorrer do estágio curricular realizado nesta valência, numa escola privada da área de Lisboa. A partir da aplicação de cinco jogos diferentes, procurou-se identificar quais as vantagens do uso dos jogos como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem; avaliar o impacto dos jogos na motivação dos alunos e, por último, perceber que importância atribui o professor ao uso dos jogos como estratégia pedagógica em sala de aula. A metodologia de investigação utilizada foi de caráter qualitativo e os dados que a sustentam foram recolhidos e registados através de observação, sob a forma de notas de campo e de um diário de bordo, utilizando-se a entrevista semiestruturada como técnica de recolha complementar. No corpo do trabalho apresentam-se os cinco jogos que foram implementados, explicitandose os seus objetivos e os conteúdos trabalhados a partir dos mesmos, salientam-se as principais ideias recolhidas que constituem a base das conclusões do estudo e fundamentamse as mesmas com os autores de referência consultados. As conclusões sustentam a importância do jogo como estratégia pedagógica quando o mesmo é aplicado de forma consciente pelos professores e sugerem que o carácter atrativo deste recurso pode efetivamente alterar a forma negativa como os alunos, por vezes, encaram a Matemática.porEnsino BásicoJogoEstratégia PedagógicaMatemáticaEnsino-aprendizagemMotivaçãoO jogo como estratégia pedagógica no processo de ensino aprendizagem da matemática no 1º ano de escolaridademaster thesis201068290