Silveira-Botelho, Ana Teresa daPereira, Paula Colares2013-09-232013-09-232013-09In: Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.11 - 13 Setembro 2013. Braga: Universidade do Minho, 2013http://hdl.handle.net/10400.26/4722Este estudo consiste numa reflexão sobre a supervisão pedagógica na ESE JDEUS, no quadro do Processo de Bolonha. Surgiu da necessidade de introduzirmos alterações na iniciação à prática profissional do 1.º ciclo de estudos. Aplicámos um questionário aos alunos que frequentam a Licenciatura e Mestrados em Educação. A supervisão pedagógica emerge como uma ação que se pretende dinamizadora, reflexiva e contínua em que a aprendizagem, a integração de saberes e o desenvolvimento de competências requer diversas práticas colaborativas de trabalho, em que o supervisor é o mediador que promove o desenvolvimento dos formandos que se pretendem responsáveis, empenhados, conscientes da sua auto-(re)construção para benefício da construção da sua identidade profissional. O estágio permite um percurso com diversas experiências aos estudantes, promovendo a comunicação, interação, a colaboração, em que as múltiplas interações validam o conhecimento individual. Os resultados sugerem que é possível articular a experiência adquirida e implementar mais estratégias e dessa forma contribuirmos para uma melhoria da formação em contexto, tornando-a cada vez mais reflexiva e eficaz. Numa sociedade em constante mudança, é pertinente (re)pensar na formação e supervisão de docentes adequada aos sinais do tempo.porSupervisão pedagógicaProcesso de BolonhaPrática, reflexão e supervisãoconference object