Fonseca, JoséCastro, AnaSousa, Susana Isabel Centeio Moreira de2025-11-242025-11-242025-07http://hdl.handle.net/10400.26/59971Este estudo teve como objetivo analisar o desempenho microlinguístico de adultos saudáveis numa tarefa de discurso, examinando o impacto do sexo, da idade e da escolaridade na fluência, na complexidade sintática e na diversidade lexical. Participaram 400 adultos, agrupados por idade (18–39, 40–64 e ≥65 anos) e por nível de escolaridade (4–12 anos e >12 anos). Os participantes realizaram uma tarefa de descrição de imagem com base na figura “O Encantador de Histórias”. Foram recolhidas medidas de fluência, complexidade sintática e diversidade lexical, analisadas através de estatísticas descritivas e inferenciais, incluindo comparações entre grupos e modelos preditivos. A escolaridade revelou-se um preditor significativo em todas as variáveis linguísticas. Os participantes com mais de 12 anos de escolaridade produziram discursos mais complexos e lexicalmente mais diversos. Curiosamente, os indivíduos com 65 anos ou mais apresentaram melhor desempenho em termos de complexidade sintática e diversidade lexical, mesmo após controlo da escolaridade. Estes resultados evidenciam a influência de fatores sociocognitivos no desempenho linguístico e sustentam a utilização de tarefas narrativas, como a descrição da figura “O Encantador de Histórias”, na avaliação da linguagem em adultos.This study aimed to analyze the microlinguistic performance of healthy adults in a discourse task, examining the impact of age and education on fluency, syntactic complexity, and lexical diversity. A total of 400 adults participated, grouped by age (18–39, 40–64, and ≥65 years) and education level (4–12 years and >12 years). Participants completed a picture description task based on “The Storyteller”. Measures of fluency, syntactic complexity, and lexical diversity were collected and analyzed using descriptive and inferential statistics, including group comparisons and predictive models. Education level emerged as a significant predictor across all linguistic variables. Participants with more than 12 years of education produced more complex and lexically diverse discourse. Interestingly, individuals aged 65 or older demonstrated higher syntactic complexity and lexical diversity, even after controlling for education. These findings highlight the influence of sociocognitive factors on language performance and support the use of narrative tasks in adult language assessment.porMicrolinguísticaTarefa narrativaComplexidade sintáticaDiversidade lexicalAdultos saudáveisMicrolinguisticsNarrative taskSyntactic complexityLexical diversityHealthy adultsAnálise microlinguística da figura: o encantador de histórias: um contributo para obtenção de dados normativosmaster thesis204054516