Manuel Domingos Tavares, VictorLuís Pinto Ferreira de Castro, Pedro2018-10-222017-09-29http://hdl.handle.net/10400.26/24448O presente relatório tem por objetivo a descrição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas no contexto de um estágio profissional, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Marketing e Direção Comercial. O referido estágio teve lugar numa empresa com atividade no setor de fabricação automóvel que, à data, se encontra em fase de preparação para o lançamento de uma nova marca. Numa primeira fase, é apresentado o enquadramento técnico e científico das atividades realizadas, suportado pela análise documental e técnicas não documentais de observação. São introduzidos conceitos de marketing relevantes no contexto das atividades realizadas e, ainda, apresentada uma síntese analítica dos principais temas relacionados com a gestão da marca. Por fim, é feita uma introdução ao marketing automobilístico, em termos das principais dinâmicas e tendências associadas ao setor. Numa segunda fase, são descritas as atividades realizadas no âmbito do estágio profissional, incidindo sobre os temas de autoanálise da empresa, análise estratégica de clientes e de concorrentes. Como tal, representa a aplicação real de um processo de análise estratégica de marca, em fase de criação, no contexto de uma pequena e média empresa. Permite, assim, o estudo de um processo real de criação de marca, à luz de modelos teóricos existentes. Finalmente, este trabalho apresenta uma reflexão sobre o contributo prestado, no contexto de um processo de criação e gestão da marca numa pequena e média empresa, enquanto ferramenta de aprendizagem e em termos do seu contributo para o conhecimento na área, bem como na aplicação prática de conteúdos lecionados no mestrado.porAnálise EstratégicaCarros DesportivosGestão da MarcaMarketing AutomobilísticoPMEContributo para a Análise Estratégica de uma Marca Portuguesa de Carros Desportivosmaster thesis201743760