Guerreiro, Ana Cristina Simões2025-12-172025-12-172025http://hdl.handle.net/10400.26/60456A Literacia Digital em Saúde constitui uma dimensão essencial na prática de cuidados, uma vez que a procura de informação em fontes não validadas pelas famílias pode gerar insegurança e aumentar o stress na gestão da doença aguda. Considerando a importância do empoderamento parental através da promoção da literacia digital em saúde para a gestão da doença aguda na criança durante o primeiro ano de vida, este relatório tem como objetivo analisar de forma crítica o percurso formativo realizado. Pretende-se, assim, descrever e refletir sobre as competências adquiridas ao nível de mestre, e ao nível das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica O percurso formativo foi sustentado pelo Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, em articulação com os Cuidados Centrados na Família, o Modelo de Parceria de Cuidados e a Teoria das Transições de Afaf Meleis, que reforçaram a participação ativa das famílias e o suporte em momentos de vulnerabilidade. A metodologia adotada integrou pesquisa em bases de dados científicas, diagnóstico de necessidades, elaboração de documentos uniformizadores da prática, desenvolvimento de instrumentos educativos bilíngues e realização de sessões de educação para a saúde, bem como a avaliação sistemática das intervenções. Das atividades desenvolvidas em diferentes contextos, destacam-se entre muitas atividades desenvolvidas a criação da página PediArtCare como meio de promoção contínua da Literacia Digital em Saúde. As intervenções desenvolvidas nos diferentes contextos evidenciaram ganhos em saúde, maior confiança e autonomia das famílias, bem como a consolidação de competências profissionais, sustentando uma prática avançada, ética e baseada na evidência científica.Digital Health Literacy constitutes an essential dimension in care practice, since families’ search for information in non-validated sources can generate insecurity and increase stress in the management of acute illness. Considering the importance of parental empowerment through the promotion of Digital Health Literacy for the management of acute illness in children during the first year of life, this report aims to critically analyze the training path undertaken. It therefore intends to describe and reflect on the competencies acquired at the master’s level, as well as on the common and specific competencies of the Specialist Nurse in Child and Paediatric Health Nursing. The training path was supported by Nola Pender’s Health Promotion Model, in articulation with Family-Centered Care, the Partnership-in-Care Model, and Afaf Meleis’ Transitions Theory, which reinforced the active participation of families and support in moments of vulnerability. The methodology adopted integrated research in scientific databases, needs assessment, elaboration of practice-standardizing documents, development of bilingual educational instruments, and the implementation of health education sessions, as well as the systematic evaluation of interventions. Among the activities developed in different contexts, the creation of the PediArtCare page stands out as a means of continuous promotion of Digital Health Literacy. The interventions carried out in the different contexts evidenced health gains, greater confidence and autonomy of families, as well as the consolidation of professional competencies, sustaining an advanced, ethical, and evidence-based practice.porliteracia digital em saúdeempoderamento parentaldoença agudaenfermagem pediátricapromoção da saúdedigital health literacyparental empowermentacute illnesspaediatric nursinghealth promotionA literacia digital em saúde e o empoderamento parental na gestão da doença aguda no primeiro ano de vidaother