Rodrigues, FilipeCastro, Alberto2016-11-102016-11-102013-09-13http://hdl.handle.net/10400.26/15333Os medicamentos genéricos, estão, desde o final do séc. passado, disponíveis para comercialização, no mercado farmacêutico português. O seu desenvolvimento sofreu um grande impulso, já no início deste século, com a introdução de medidas governamentais pró-genérico, mais concretamente em 2003. A literatura internacional certifica que, após a entrada de genéricos, ocorrem grandes transformações no mercado, nomeadamente a transferência de prescrições de medicamentos de marca, depreciação acentuada dos preços e uma consequente diminuição do valor do marcado. Este estudo pretende avaliar o impacto da entrada dos genéricos nos medicamentos de marca, no mercado farmacêutico português, desde o ano 2000 ao ano 2012, e estabelecer um modelo preditivo de comportamento, para marcas que venham a enfrentar as mesmas condições de mercado.porIndústria farmacêuticaMedicamentos de marcaMedicamentos genéricosMercado farmacêutico Português no séc. XXI: marcas vs. genéricosmaster thesis201148307