Oliveira, Sara Daniela MarquesM. L. Martins, FernandoMendes, Rui2023-09-282023-09-282018http://hdl.handle.net/10400.26/46846O presente artigo inclui uma investigação de cariz qualitativo, que pretende analisar de que forma a exposição Explorística – Aventuras na Estatística influenciou a compreensão de conceitos estatísticos numa turma de 3.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu numa instituição de ensino superior e foi desenvolvida por um grupo de alunas da licenciatura em Educação Básica, segundo a orientação do professor da disciplina de Didática da Matemática e levou à conclusão de que existem evidências que, de facto, a referida exposição influenciou a consolidação e colmatação de algumas das dificuldades de aprendizagem dos alunos detetadas inicialmente, considerando-se assim que o contexto não formal influenciou na compreensão de conceitos estatísticos.porExplorísticaliteracia estatísticaaprendizagem em contexto informalExposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade“Explorística” exhibition – Adventures in statistics : a first experiment with a 3rd grade classjournal article