Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Maldonado, Ângela Raquel Duarte2018-06-202018-06-202018http://hdl.handle.net/10400.26/23132presente relatório aborda o percurso descritivo e reflexivo de todo um trabalho, desenvolvido no contexto da prática de ensino supervisionado, em contexto de creche e de jardim-de-infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este trabalho consiste numa apresentação das instituições onde foram realizadas as práticas de ensino supervisionadas e na contextualização do ambiente educativo do grupo de crianças onde estive inserida. Apresento ainda, de uma forma reflexiva, cinco experiências-chave que se revelaram importantes ao longo da prática educativa. As grandes aquisições desta prática passaram pelo brincar da criança como um recurso à aprendizagem, aplicação da metodologia de trabalho de projeto como forma de ir ao encontro dos interesses das crianças, a importância das práticas de leitura mesmo antes de as crianças saberem ler, incentivar a leitura com recurso à biblioteca e à hora do conto, e por fim, saber a opinião das crianças em relação ao seu espaço educativo como voz ativa na sociedade, através de um trabalho de investigação, a Abordagem de Mosaico. Este relatório foi concebido de forma a alcançar um maior desenvolvimento de competências indispensáveis à construção da minha identidade profissional.porCrecheEducação Pré-EscolarBrincarTrabalho de ProjetoPráticas de LeituraHora do ContoAbordagem de MosaicoUm olhar sobre a educação de infânciamaster thesis201925354