Conde, Maria de Fátima TravassosSilva, Sara Margarida Henriques Albuquerque Gomes2023-01-262023-01-262022http://hdl.handle.net/10400.26/43376Ao longo das últimas décadas, sentiu-se um rápido crescimento no relato de informação não financeira, assim como uma melhoria acentuada na qualidade dos relatórios divulgados, sendo que são várias as diretrizes e organizações que têm sido fundamentais neste processo. A incorporação deste tema na vida das empresas apareceu vincadamente em meados do século XX. À medida que se divulgam informações objetivas acerca da estratégia, governo das sociedades e perspetivas das organizações, o tema do relato de informação não financeira cresce cada vez mais. Neste sentido, as empresas investem cada vez mais tempo e recursos financeiros no maior desafio dos últimos tempos, a materialidade na informação não financeira. A definição de materialidade tem evoluído exponencialmente nas últimas décadas, na medida em que as empresas despertaram para a tomada de decisões naquilo que consideram materialmente relevante. Com o intuito de conhecer a realidade vivida nas PMEs portuguesas, procedeu-se a um estudo através de questionário, pretendendo verificar-se o conteúdo da divulgação de informação não financeira nestas empresas. Neste contexto, nota-se nas PMEs, algum esforço e dedicação na realização de diferentes práticas ambientais, apesar das várias limitações de acesso a recursos financeiros, recursos humanos, nas suas relações com terceiros e o fraco conhecimento do temaporMaterialidadeInformação não financeiraResponsabilidade socialPMEsRelatoA materialidade na informação não financeira nas maiores PME´s portuguesasmaster thesis203196589