Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-Custódio, Pedro Balaus, 1964-Jerónimo, Ana Maria Rodrigues2017-05-172017-05-172017http://hdl.handle.net/10400.26/18343O presente relatório pretende evidenciar o percurso formativo realizado nos estágios supervisionados em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, sendo apresentada a descrição do percurso realizado enquanto estagiária nos dois ciclos de ensino já referidos, bem como, o estudo investigativo realizado na área das ciências. O documento encontra-se dividido em três capítulos essenciais. No primeiro capítulo é apresentada a componente investigativa realizada com o 1.º Ciclo do Ensino Básico, na qual foram verificados os conhecimentos dos alunos sobre o daltonismo e divulgado o projeto ColorADD – Sistema de Identificação da Cor para Daltónicos. A implementação desta investigação passou pela realização de várias fases, pretendendo a compreensão e aquisição do código, a construção do respetivo emblema, a otimização da literacia sobre a cor, bem como, o aprofundamento de alguns conceitos científicos relacionados com a cultura da luz. Através dos resultados obtidos, salienta-se o aspeto didático e o enriquecimento da expressão progressiva deste tema, em função do nível etário. No segundo capítulo são referidas as diversas componentes do estágio em 1.º CEB, nomeadamente, a caraterização do contexto escolar, a fundamentação das práticas realizadas, a reflexão sobre o percurso neste nível de ensino e as experiências-chave destacadas, como a introdução à leitura e à escrita no 1.º ano do ensino básico e a utilização de materiais manipuláveis na aprendizagem da matemática. No terceiro capítulo é caraterizado o estágio em 2.º CEB, através das fundamentações e reflexões das práticas realizadas nas disciplinas de Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português.porPrática EducativaCorColorADDFundamentaçãoReflexãoUm desafio com outros óculos no 1º ciclo do ensino básico: aplicação do ColorADDmaster thesis201689103