Nogueira, MafaldaCosteira, Isilda Guedes2018-10-222018-10-222018-09-20http://hdl.handle.net/10400.26/24436A crise económica que afetou Portugal moldou o comportamento de compra dos consumidores portugueses, o preço e os descontos têm um enorme poder na tomada de decisão de compra do consumidor português. A recuperação económica que Portugal tem vindo a apresentar nos últimos anos trouxe também novos fatores incluídos neste processo de decisão, um deles foi a abertura ao consumo de produtos biológicos. O aumento no consumo deste mercado e a descoberta de um gap aliado entre a intenção de compra do consumidor de produtos biológicos com a sua compra atual levou à realização desta investigação. É de esperar que os resultados tragam um contributo académico suficientemente importante, para que possa contribuir para um aumento no consumo deste tipo de produtos em Portugal, visto que o mercado é ainda constituído por um nicho. Deste modo o objetivo desta investigação será investigar a relação entre a motivação do consumidor, a compreensão e o uso do rótulo biológico em produtos alimentares. Foram recolhidos dados estatísticos através da divulgação de um questionário em formato online com uma amostra de 181 participantes. Com a realização de alguns testes estatísticos as duas grandes conclusões são a falta de compreensão que a amostra demonstrou para com o conceito e pela relação significativa que a motivação tem no uso do rótulo biológico. É muito difícil que um consumidor torne a sua motivação em uso quando na verdade não compreende, e será aqui que as principais entidades terão de incidir. Ensinar os consumidores sobre o modo de produção biológica, será crucial para que o consumo de produtos biológicos em Portugal obtenha um crescimento notório.porbiologicalattitudeconsumermotivationunderstandinguseAtitude do consumidor português em relação ao rótulo biológicomaster thesis201984873