Marques, MafaldaMoura, Andreia2023-10-232023-10-232019http://hdl.handle.net/10400.26/47433As zonas rurais de Portugal enfrentam sérios problemas de despovoamento e desertificação e os empreendimentos de Turismo em Espaço Rural (TER) parecem ser um vínculo ao positivo desenvolvimento destas zonas. O TER deverá, portanto, articular os três pilares fundamentais ao desenvolvimento sustentável: comunidade, ambiente e turista, sobre os quais devem assentar os processos criativos de cocriação de experiências turísticas que, por sua vez, poderão se beneficiar da aplicação do método de design thinking, que promove a importância do produto/serviço para atender às reais necessidades do cliente. Deste modo, o principal objetivo deste estudo é compreender a influência da criatividade e do design na cocriação de experiências turísticas. Através de um estudo qualitativo que se baseou na análise de conteúdo de 13 entrevistas semiestruturadas realizadas com proprietários de empreendimentos TER da região centro de Portugal, foi possível apurar que, através do recurso à criatividade e ao design, é possível obter resultados positivos ao nível da experiência oferecida ao hóspede.porTERExperiência turísticaCriatividadeDesignCocriaçãoRural Accommodation EstablishmentsTourism experienceCreativityDesignCocreationO impacto da criatividade e do design na cocriação de experiências turísticas : o caso dos empreendimentos TER na região Centro de Portugaljournal article10.25112/rgd.v16i2.1815