Carvalho, MariaAlmeida, Catarina2016-03-142016-03-142015-06-30http://hdl.handle.net/10400.26/12302A elaboração deste relatório final teve por problema central a intervenção pedagógica inspirada na metodologia de projetos aplicada ao ensino da História no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto foi implementado com um grupo de dezassete alunos do terceiro ano de escolaridade, com o consentimento e colaboração da professora cooperante, e constitui a base de recolha de dados, obtidos por uma amostragem não representativa. A revisão de literatura dá predomínio a propostas recentes do Ministério da Educação, promovendo uma perspetiva de intervenção voltada para o trabalho por projetos (Vasconcelos) ou pedagogia participativa (Formosinho)…, dentre outros modelos interacionais voltados para o aprender a aprender e para a construção de aprendizagens interdisciplinares cooperativas e significativas. O trabalho opta por uma metodologia de cariz qualitativo com observação direta e participante, recolhendo dados a partir de notas de campo e de uma conversa informal com as crianças para avaliação das práticas desenvolvidas. A ação educativa foi desenvolvida com base na observação participante, que permitiu intervir diretamente junto de um grupo de alunos do 3º ano, utilizando a metodologia de projeto realçando e reforçando a autonomia e a ação dos alunos. Durante este período recolheu-se dados no terreno, confrontando-se práticas institucionais com as propostas teóricas obtidas na revisão de literatura. Este procedimento permitiu refletir sobre a ação desenvolvida e melhorar as práticas educativas de intervenção pedagógica, tendo em conta a estimulação sustentada do processo de questionamento, investigação, reflexão, aquisição, exposição e avaliação de conhecimentos das crianças.porEnsino BásicoTrabalho de ProjetoAprendizagem significativaCooperaçãoEnsino de históriaMetodologia de projeto no ensino/aprendizagem da história no 1ºCEBmaster thesis201064677