Domingos, CatarinaSantos, Susana Cristina da Silva2024-08-122024-07-17http://hdl.handle.net/10400.26/51675Na era digital, o panorama da atração de talento, assim como o desenvolvimento de competências nas organizações tem vindo a modificar-se, sentindo-se uma profunda transformação. O talento é a pedra angular das organizações, uma vez que todos os indivíduos, com a sua capacidade de envolvimento, pensamento crítico, interpretação, avaliação, decisão e liderança, fazem avançar as organizações. O Employer Branding, enquanto estratégia de longo prazo, posiciona a organização como um local de eleição, capaz de atrair e reter os melhores talentos num mercado competitivo. Com o advento das redes sociais e das plataformas de avaliação online, as pessoas possuem um acesso, sem precedentes, à informação sobre a cultura das empresas e organizações no local de trabalho, às experiências de todos os colaboradores e à sua reputação enquanto empregadores. Dado o problema da escassez de mão de obra qualificada na indústria em geral e uma vez que os trabalhadores qualificados são cada vez mais procurados, o Employer Branding tornou-se um imperativo estratégico para atrair e reter os melhores talentos. Assim, esta investigação exploratória torna-se pertinente, já que pretende construir um novo modelo de Employer Branding Digital na atração de talento. Não existindo ainda um estudo que relacione o Employer Branding Digital, a atração de talento e o Cluster Português do Calçado, o Modelo de Employer Branding Digital será direcionado para este cluster, com foco na Geração Z.porEmployer branding digitalTalentoGeração ZEmployer branding digital: a atração de talento da geração Z para o cluster português do calçadomaster thesis203669770