Fernandes, FilipaRodrigues, Catarina Sofia Bobezes2024-02-072024-11-162023-11http://hdl.handle.net/10400.26/49708As investigações em publicidade social têm-se focado em compreender como é possível alterar as perceções, atitudes e ideologias face a diversos temas de relevo social, porém ainda pouco se sabe sobre o tema da violência sexual. Neste sentido, considerando os apelos emocionais e racionais, esta dissertação visa investigar de que forma é que a publicidade social e as vertentes do design de comunicação, podem ser alicerces na formulação de campanhas sociais para auxiliar vítimas de violência sexual. Este trabalho utiliza uma abordagem qualitativa, através de um focus group com indivíduos que possuem contato direto com as vítimas de violência sexual, como psicólogos, forças de segurança, assistentes sociais e conhecidos de mulheres anteriormente vitimizadas. Os resultados obtidos permitiram identificar os aspetos fulcrais para o desenvolvimento campanhas assertivas relativamente ao tema da violência sexual, fornecendo insights para que os profissionais da área da publicidade possam comunicar este e outros temas de natureza tabu, de forma mais eficaz.Research in social advertising has focused on understanding how it is possible to change perceptions, attitudes and ideologies on various topics of social importance, but little is known about the subject of sexual violence. In this sense, considering the emotional and rational appeals, this dissertation aims to investigate how social advertising and the aspects of communication design can be foundations in the formulation of social campaigns to help victims of sexual violence. This work uses a qualitative approach, through a Focus group with individuals who have direct contact with victims of sexual violence, such as psychologists, security forces, social workers and acquaintances of previously victimized women. The results obtained allowed to identify the key aspects for the development of assertive campaigns on the subject of sexual violence, providing insights so that professionals in the field of advertising can communicate this and other topics of taboo nature, more effectively.porPublicidade socialDesign de comunicaçãoApelos emocionais e racionaisConscientização socialViolência sexualDesign e publicidade enquanto agentes de auxílio a vítimas de violência sexualmaster thesis203525582