Esteves, FranciscoMiranda, Mariana dos Santos2025-01-282024-12http://hdl.handle.net/10400.26/54026Num mundo cada vez mais globalizado e competitivo, a implementação das melhores práticas de Gestão de Projetos é essencial para o sucesso das organizações que desejam manter uma posição resiliente perante os desafios diários. A Inetum é uma empresa de consultoria de serviços em SI que atua num mercado cada vez mais exigente em termos de prazos e qualidade. Por isso, é fundamental que exista uma gestão de projetos mais eficaz, uma vez que as derrapagens no tempo e no custo são cada vez mais frequentes. Para tal é necessária uma reflexão sobre a temática e sobre os processos inerentes a esta atividade bem como avaliar a aplicabilidade de técnicas e ferramentas nas diversas fases dos projetos. Este projeto tem como principal objetivo a otimização das práticas de gestão de projeto numa prestação de serviços, relacionada com o sistema de gestão SAP, de um cliente do setor energético. Neste sentido, serão analisadas as atuais práticas de gestão de projetos (AS-IS), as práticas de gestão de projetos desejadas (TO-BE), para posteriormente serem propostas soluções de melhoria, tendo por base os gaps identificados. Para a elaboração deste projeto, foi adotada uma metodologia qualitativa, utilizando como técnicas de recolha de informação os inquéritos por entrevistas e a análise documental, com o objetivo de obter informações relevantes para o projeto. Além disso, para análise e tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, que permitiu o tratamento das informações obtidas durante o desenvolvimento do projeto. Com o intuito de melhorar as práticas de gestão de projetos, propõe-se a implementação do Agile como metodologia de gestão de desenvolvimento, possibilitando várias entregas ao cliente, para que exista um controlo mais minucioso do trabalho que está a ser desenvolvido, isto é, compreender se o que está a ser implementado corresponde as suas expectativas e necessidades, o que origina um aumento do nível de satisfação do cliente. Além disso, sugere-se ainda a substituição da utilização do SOP, pelo software JIRA, para processo de monitorização de todos os pedidos SAP e para extrair diretamente os indicadores do nível de serviço, para que sejam produzidos relatórios que avaliem diretamente os níveis de serviço.In an increasingly globalized and competitive world, implementing best practices in Project Management is essential for the success of organizations striving to maintain a resilient stance amidst daily challenges. Inetum is an IT services consulting company operating in a demanding market with tight deadlines and high-quality standards. Thus, effective project management is crucial, as schedule and budget overruns are becoming more frequent. This requires a thorough assessment of project management processes and practices, as well as an evaluation of the applicability of various procedures and tools throughout different project phases. The main goal of this project is to optimize project management practices in a service provision setting, specifically related to the SAP management system of a client in the energy sector. This will involve analyzing current project management practices (AS-IS) and desired practices (TO-BE) to propose improvement solutions based on the identified gaps. A qualitative methodology was adopted in this project, with data collection methods including interviews and document analysis to obtain relevant insights. Additionally, content analysis methods were used to process the data gathered throughout the project. To improve project management practices, the adoption of Agile as the development management methodology is proposed, enabling multiple client deliveries to allow for closer monitoring of ongoing work. This approach ensures that what is being implemented meets the client's expectations and needs, thereby increasing client satisfaction. Furthermore, it is recommended to replace SOP with JIRA software for monitoring all SAP requests and directly extracting service-level indicators, enabling the generation of reports that directly assess service levels.porGestão de ProjetosPráticas de Gestão de ProjetosSoluções de MelhoriaGapsMetodologia de Gestão de DesenvolvimentoIndicadores do Nível de ServiçoProject ManagementProject Management PracticesImprovement SolutionsDevelopment Management MethodologyService Level IndicatorsOtimização das práticas de gestão de projeto numa consultora de serviços em SImaster thesis203798376