Silva, MarlenePavanico, Carolina2021-08-302021-08-302021-07-22http://hdl.handle.net/10400.26/37385O presente relatório realizou-se em contexto do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção de grau de Mestre. Consiste num estudo exploratório sobre o impacto que o projeto Escola Sem Muros desenvolveu na formação dos estudantes e no desenvolvimento profissional dos docentes da ESE de Almada. A mudança de um modelo de ensino tradicional, instrutivo e meramente expositivo para um processo em que a aprendizagem decorre da cooperação, da comunicação e da partilha, provoca uma quebra de muros ao nível pessoal e profissional. A ESM procura preparar os futuros educadores e professores para a elaboração do seu próprio projeto de aprendizagem, de forma autónoma e consciente, capaz de responder aos desafios da sociedade. Neste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza mista, operacionalizada através de um questionário aos estudantes e uma entrevista aos docentes, seguidos de uma análise e discussão dos dados recolhidos. O projeto teve impacto na medida em que transformou os docentes e desenvolveu ações que os motivaram para o exercício da profissão. Relativamente aos estudantes, o projeto enriqueceu o seu percurso, munindo-os de estratégias e ferramentas para sustentar as suas ações educativas. Docentes e estudantes revelaram interesse em manter ligação com o projeto.porFormação inicialProjeto escola sem murosIsomorfismo pedagógicoParadigma pedagógico da comunicaçãoTransdisciplinaridadeComunidade de aprendizagemProjeto escola sem muros:contributos para a formação de educadores e professoresmaster thesis202756904