Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-Pires, Daniel Paz2021-05-142021-05-142021http://hdl.handle.net/10400.26/36494O presente Relatório Final foi elaborado com base no trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, estruturando-se em três componentes principais: Introdução; Componente Investigativa; Componente Reflexiva. A Introdução é constituída por uma breve descrição do modo de funcionamento dos estágios realizados bem como os contextos onde foram realizados. Também são referidos aspetos importantes da prática docente e da prática pedagógica na formação de professores. Na Componente Investigativa encontra-se explanado um estudo que foi realizado numa turma do 2.º ano de escolaridade, no âmbito da problemática: quais são os artefactos a utilizar e que práticas de sala de aula se podem implementar para promover nos alunos a compreensão da adição de números naturais? Deste modo, foram planificadas um conjunto de sessões com o objetivo de entender de que forma o uso das applets da Plataforma HypatiaMat (HPM) influencia o conhecimento dos alunos acerca da adição de números naturais. Desta maneira, desenhou-se uma investigação com uma metodologia qualitativa, interpretativa e com um design de investigação-ação. A recolha de dados foi realizada através de observação participante, dos registos de áudio recolhidos aquando da manipulação da applet e dos guiões de exploração dos alunos. Através da análise dos resultados, pode-se constatar uma evolução na compreensão da adição de números naturais. Deste modo, existem evidências de que a Plataforma Hypatiamat contribuiu para a aprendizagem dos alunos. Finalmente, a Componente Reflexiva é composta por duas reflexões, uma relativa ao estágio realizado no 1.º CEB e a outra referente ao 2.º CEB, respetivamente.porAdiçãoEnsino Básico 1º CicloPlataforma HypatiaMatAdição de números naturais usando a plataforma Hypatiamatmaster thesis202720195