Xavier, Sandra Maria MirandaLourenço , Sofia Nunes Mendes2024-10-142024-10-142024-02-10http://hdl.handle.net/10400.26/52518Introdução: O bullying pode ser contextualizado como um problema de saúde pública, pois para além das consequências para os intervenientes, tem impacto na sociedade em geral. Assim, considera-se prioritária a intervenção de enfermagem na prevenção e redução do bullying em crianças em idade escolar, pelo potencial para o seu desenvolvimento, envolvendo alunos, pais e professores, para maior efetividade dos resultados relativamente à prevenção do bullying. Como referencial teórico destaca-se o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, que possibilitou ancorar e sistematizar a avaliação diagnóstica e as intervenções de enfermagem. Objetivo: Contribuir para a capacitação de abordagens positivas e não violentas na prevenção e combate ao Bullying em crianças do 4° ano. Metodologia: A metodologia do planeamento em saúde foi utilizada, por se tratar de uma intervenção comunitária. Desenvolveu-se um estudo quantitativo, descritivo e transversal, que permitiu caraterizar o fenómeno do bullying. Para o diagnóstico da situação foi utilizado o questionário Bullying - agressividade entre crianças no espaço escolar. A amostra não probabilística, por conveniência, constituída por 28 crianças do 4º ano. O projeto decorreu na USP e UCC da ULSSJ, entre maio de 2023 e fevereiro de 2024. Resultados: As crianças que participaram no projeto na maioria eram do sexo masculino e, com idades entre os 9 e os 11 anos. Para a priorização recorreu-se a um painel de peritos em saúde escolar e, foram identificados os seguintes problemas, que ocorreram no 1º período: 71,4% dos alunos foi agredido; 45,9% das agressões ocorreram no recreio; e, 42,9% dos alunos agrediu outros colegas na escola. Conclusões: Da avaliação das intervenções implementadas, concluiu-se que houve aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, em resposta aos objetivos estabelecidos, que potencialmente poderão contribuir para relacionamentos entre pares positivos e não violentos.Introduction: Bullying can be contextualized as a public health problem, as in addition to the consequences for those involved, it has an impact on society in general. Therefore, nursing intervention in the prevention and reduction of bullying in school-age children is considered a priority, due to the potential for their development, involving students, parents and teachers, for greater effectiveness of results in relation to bullying prevention. As a theoretical reference, Nola Pender's Health Promotion Model stands out, which made it possible to anchor and systematize diagnostic assessment and nursing interventions. Objective: Contribute to the training of positive and non-violent approaches to preventing and combating Bullying in 4th grade children. Methodology: The health planning methodology was used, as it is a community intervention. A quantitative, descriptive and cross-sectional study was developed, which allowed the phenomenon of bullying to be characterized. To diagnose the situation, the Bullying questionnaire was used - aggressiveness among children in the school space. The sample was non-probabilistic, for convenience, consisting of 28 children from the 4th year. The project took place at USP and UCC of ULSSJ, between May 2023 and February 2024. Results: The children who participated in the project were mostly male and between 9 and 11 years old. For prioritization, a panel of school health experts was used and the following problems were identified, which occurred in the 1st period: 71.4% of students were attacked; 45.9% of aggressions occurred during recess; and, 42.9% of students attacked other classmates at school. Conclusions: From the evaluation of the implemented interventions, it was concluded that there was acquisition and development of knowledge, in response to the established objectives, which could potentially contribute to positive and non-violent peer relationships.porEnfermagem em saúde comunitáriaCriançaServiços de saúde escolarVamos falar sobre o bullying :Projeto de intervenção de enfermagem numa comunidade escolarmaster thesis203705050