Carmona, Jaqueline2022-04-142022-04-1420212184-4860http://hdl.handle.net/10400.26/40227Introdução: Análise de conceções sobre aprendizagem ao longo da vida (ALV) e sobre desenvolvimento profissional contínuo (DPC). Propomos contribuir para o amplificar da reflecção sobre o que ALV abarca: conferente de grau académico, ALV formal e ALV informal. Será explanado o paradigma de DPC conforme recomendado pela Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e a Cultura (UNESCO), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), pela União Europeia (EU), assim como pela European Speech and Language Therapy Association (ESLA) e pela Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF). Objetivos: Pretende-se enunciar como o terapeuta da fala (TF) pode conceptualizar estes processos tendo em conta a especificidade e as competências necessárias na área das perturbações da fluência (PF). Metodologia: Foi realizada uma revisão da literatura. Foram consultadas fontes não periódicas, legislação e artigos científicos desde a origem da profissão em Portugal até 2020. Resultados e conclusão: A terapia da fala é uma profissão em evolução, uma área científica cujo conhecimento deriva das ciências da saúde e das ciências humanas e aplicadas. Abrange um vasto leque de conhecimentos que permitem a polivalência de atuação, face à sua vasta abrangência existe a necessidade de especialização.porTerapia da falaDesenvolvimento profissional contínuoAprendizagem ao longo da vidaAprendizagem ao longo da vida e desenvolvimento profissional contínuo do terapeuta da fala em perturbações da fluênciaconference objecthttps://doi.org/10.51126/revsalus.vi3