Ferreira, MafaldaFerreira, Catarina Dias2018-05-172018-05-172018-05-08http://hdl.handle.net/10400.26/22913A experiência do consumidor é um tema relevante. A oferta de experiências fez emergir novas áreas de negócio e destacar outras já existentes - como os eventos. Assim, é fundamental compreender a forma como as experiências têm sido percepcionadas pelos consumidores e quais os aspectos por eles valorizados. A presente investigação tem como objecto de estudo os Festivais de Música, já que é um sector em crescimento em Portugal (Bramão, 2016) e por ser uma oferta da experiência por excelência. Tendo como ponto de partida os 5 princípioschave do Design da Experiência e os 4 domínios da Experiência identificados por Pine & Gilmore (1998), aplica-se ao panorama português dos festivais de música e tenta-se compreender qual a sua relevância, globalmente e entre festivais, tendo-se estudado também a relação entre eles, o impacto na Experiência Memorável e as repercussões na Lealdade. Para aferir estas questões, inquiriu-se, através de um questionário, 541 dos visitantes dos Festivais de Música em Portugal com maior número de espectadores na mais recente edição, respeitando as quotas referentes. Procedeu-se a uma análise descritiva, análise factorial exploratória, análise de consistência interna, e a uma análise de variância para observar as diferenças entre festivais. As conclusões revelam que o Design de Experiência não é constituído por 5 princípios conforme apontado pelos autores e que o Vodafone Paredes de Coura é o festival de música que regista média mais alta em todos os factores analisados.porDesign de ExperiênciaDomínio da ExperiênciaExperiência MemorávelLealdadeFestivais de MúsicaO design de experiência nos festivais de música em Portugalmaster thesis201918170