Bacalhau, Cláudia Alexandra Quintas2016-03-152016-03-152016http://hdl.handle.net/10400.26/12340Com este projeto pretendeu-se promover a aquisição da leitura e da escrita através da tutoria de pares em alunos do 2.º ciclo que apresentam Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Após uma exaustiva pesquisa sobre métodos já aplicados neste âmbito, suscitou-nos particular interesse o programa de tutoria de pares desenvolvido por Fuchs & Fuchs, que é descrito, com referência aos resultados, no artigo Peer-Assisted Learning Strategies: Making Classrooms More Responsive to Diversity (Fuchs, Fuchs, & Mathes, 1996). Tal como o título indica, este programa visa o desenvolvimento de competências académicas e sociais, na medida em que prevê que se incuta nos alunos o espírito de igualdade e abertura à diversidade. No que ao nosso estudo diz respeito, ao aplicarmos este programa, de forma a confirmar ou infirmar a validade do mesmo, avaliámos a fluência e a precisão da leitura e a compreensão escrita. Para avaliar a leitura, utilizámos o teste "O Rei" (Carvalho, 2008), enquanto para avaliar a compreensão escrita utilizámos o “Teste de Avaliação da Compreensão Escrita” (Lopes, 2010), tendo atingido resultados satisfatórios nas áreas avaliadas. Simultaneamente, observámos melhorias significativas também ao nível do desenvolvimento pessoal e social, tendo os pares criado laços de amizade e companheirismo mais estreitos e inclusivos.porCompetências da EscritaCompetências da LeituraDesenvolvimento das CompetênciasEducação EspecialDeficientes MentaisEstudos de CasoPromoção das competências de leitura e de escrita em jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais através de um programa de tutoria de pares: um estudo com alunos do 2º ciclomaster thesis201333848